Pular para o conteúdo

Guia Completo para Avaliação de Sites

tráfego-pago-campo-largo

Esta lista de verificação do site funciona bem, independentemente do seu nicho. Esta lista de critérios para avaliação de sites é universal!

Avaliando recursos da web

Um “recurso da web” é qualquer coisa on-line, que pode ser encontrada por meio de um mecanismo de pesquisa, que fornece conteúdo informativo para a pessoa que pesquisa. Ele precisa satisfazer a pessoa que está fazendo a pesquisa, respondendo à sua pergunta específica; mas, mais ainda, deve responder às perguntas subsequentes que surgem das informações fornecidas.

Avaliando a pesquisa de página da Web

Ao avaliar páginas da web ou mesmo uma única página da web, você precisa adotar a perspectiva da pessoa que faz a pesquisa – não do proprietário do site. Claro, há coisas que você quer que um visitante saiba, mas é muito mais importante primeiro informar o visitante do site sobre o que ele quer saber.

Avaliar a pesquisa de recursos da Web é sobre a visibilidade desse recurso para a pessoa que faz a pesquisa. Em termos simples, seus recursos da web precisam ser encontrados. Isso é SEO e é um fator crítico, mas além do escopo deste artigo. Acesse nossa postagem no blog sobre SEO para saber mais.

Avaliação de um site

Lista de verificação de conteúdo

O que os visitantes do site veem e o que eles podem aprender com seus recursos da web é o foco principal desta lista de verificação. Existem questões técnicas fundamentais que abordaremos em outro lugar – “o conteúdo é rei”.

A Tecnomago é uma empresa de sites para diversas empresas, mas como mencionado anteriormente, esse critério de avaliação é universal. Aqui estão nossos “8 C’s” para avaliar recursos da web:

1. Contemporâneo

2. Clareza

3. Crocância

4. Completude

5. Convencendo

6. Competência

7. Alegre

Chamadas claras para ação.

8. Vamos discutir cada…

1. Contemporâneo

Os sites da Web evoluem em termos de aparência. Esta é uma qualidade intangível e é puramente aos olhos de quem vê. Como proprietário de um site, você está tão familiarizado com o site que pode parecer bom para você. Mas, se você não fez uma reformulação do site em alguns anos, você pode querer investigar se tem ou não uma aparência contemporânea.

Por que contemporâneo? Ele sinaliza ao visitante do site se sua empresa, agência ou instituição educacional está “atualizada”. Certifique-se de que seu site está causando a impressão que você deseja.

2. Clareza

O visitante do seu site não lhe deve nada. Se houver qualquer confusão, eles se foram.

Eu vou assumir que você é um especialista no recurso que está sendo fornecido. Então, em uma escala de 1 a 10, digamos que você seja 9 em termos de conhecimento. Mas você sabe que os visitantes do seu site não são – é por isso que seu público-alvo está procurando recursos da web.

Então, você “burra”.

Mas o que você não percebe é que quando você simplificou as coisas, você estava falando em um nível de 5 ou 6. Enquanto isso, seu público está operando em um nível de conhecimento de 2 ou 3. O que você precisa é de um site que seja claro o suficiente que alguém com nível de conhecimento 2 esteja satisfeito, mas também com conteúdo suficiente para que alguém com nível de conhecimento 7 também esteja satisfeito.

3. Crocância

Crispness significa curto e doce. As pessoas querem respostas para suas perguntas, não a história do seu negócio. Um aspecto deste conceito é a sua concorrência. Seu site será avaliado pelo Google em relação à sua concorrência. Portanto, mantê-lo curto e nítido pode significar 500 palavras ou 5.000 palavras. Depende do seu nicho e da sua concorrência.

4. Completude

Existem recursos na web para descobrir o que as pessoas querem saber sobre qualquer assunto. O primeiro e mais fácil é o próprio Google. Quando você pesquisa, eles fornecem “pesquisas relacionadas” na parte inferior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Também existem sites que coletam os tipos de perguntas que as pessoas fazem sobre vários tópicos. O mais conhecido é o Answer the Public.

5. Convencendo

Lembre-se da finalidade do recurso do seu site – as pessoas querem respostas, mas precisam estar convencidas de que você está dando as respostas corretas. Com a quantidade de desinformação na web hoje, você precisa criar a autoridade para ser acreditado.

6. Competência

Um aspecto de convencer as pessoas é mostrar a competência que você tem para responder suas perguntas. Comentários e outras provas sociais entram em jogo aqui. Sempre certifique-se de que seu conteúdo seja bem pesquisado e com informações factuais. Além disso, certifique-se de que não haja erros tipográficos… que destruam a competência.

7. Alegre

Isso está relacionado ao tom do seu site. Independentemente de seu site ser uma agência governamental, uma organização patrocinadora ou um site oficial de uma empresa, as pessoas são atraídas pela positividade. O tom deve ser alegre na maioria dos casos.

8. Chamadas à ação claras

Esteja você disponibilizando recursos de impressão, fornecendo um endereço postal, coletando um e-mail, outras fontes da Internet ou fornecendo mais informações gratuitamente, certifique-se de que as pessoas saibam o que você deseja que elas façam em seguida. NÃO faça as pessoas terem que descobrir os próximos passos… elas não vão.

×